Why I Became A Photographer And What Keeps Me Going

Tuesday, February 09, 2016



 Ler em Português      Read in English

Na publicação anterior disse-vos que este ano vou partilhar convosco mais do que faço profissionalmente e hoje quero dar-vos a conhecer o meu percurso e partilhar como tem sido a minha experiência como fotógrafa.

O começo
Tudo começou quando no último ano do secundário comprei a minha primeira câmara digital, uma Canon compacta com algumas funções manuais e que só larguei quando avariou e a troquei por uma bridge da Fujifilm. Dei-lhes muito uso explorando ao máximo todas as suas funcionalidades, praticando e aprendendo de forma auto-didacta. Este hobby aproximou-me de pessoas com o mesmo interesse e um dia tive a oportunidade de fotografar pela primeira vez com uma camara Reflex emprestada, o que me impulsionou a não muito depois comprar a minha primeira Reflex, uma Canon 450D. Fotografei muito com ela! Pessoas, lugares, concertos...

O ponto de viragem
Esta paixão por fotografar cresceu de tal forma que um dia decidi estudar fotografia para seguir carreira nesta área. Há 5 anos atrás investi na minha full-frame Canon 5D Mark II, quando decidi aventurar-me como freelancer em Fotografia, direccionando o meu trabalho para fotografia de Moda e Beauty, área em que fiz especialização na ETIC depois de ter estudado no Instituto Português de Fotografia. Este mercado permite-me ser criativa, quebrando algumas regras de acordo com o meu próprio sentido estético e trabalhar em equipa para produções em que a beleza, a estética e as tendências são o foco principal.




Entretanto comecei a fotografar também na vertente de retrato. Nestas sessões fotográficas foco-me na genuinidade. Foco-me nos rostos, na beleza dos traços característicos, nas expressões, nas emoções. Gosto de criar imagens que reflictam personalidade e até mesmo interesses pessoais.


Em 2015 expandi ainda mais um pouco os meus serviços: fotografei os primeiros casamentos, como segunda fotógrafa e como fotógrafa principal. Fotografar dias felizes como estes, presenciar e documentar momentos inesquecíveis com uma carga tão simbólica na união de um casal, eternizar esses momentos pela minha objectiva e despertar novamente essas emoções quando vêem as fotografias é muito gratificante!



Actualmente
Quanto a este ano continuarei a lutar pela oportunidade de fazer profissionalmente o que me faz feliz, mesmo com os momentos menos bons de ser freelancer, porque eles existem, obviamente, e por vezes é necessária muita auto-motivação, ter a capacidade de nos reinventarmos e ter bem presente que momentos baixos são sempre seguidos de momentos altos quando somos persistentes e trabalhamos para isso!

A semana que passou foi dedicada a trabalhar num update ao meu portfólio e a mudar um pouco a minha identidade visual.



Tenho um novo logo pelo qual estou apaixonada, desenhado pelo João♡. Estive a planear os próximos trabalhos agendados e comecei a desenvolver o meu novo projecto que vou revelar-vos muito em breve!

Criei também uma nova página profissional no Facebook e gostava muito de contar com o vosso apoio. Acompanham-me por lá? :)  www.facebook.com/sofiagarrido.photographer.

Related Posts

13 Comments

  1. As tuas fotografias são maravilhosas Sofia :)
    Adorei conhecer o teu percurso profissional e desejo-te as maiores felicidades. Que continues sempre feliz a trabalhar no que mais gostas <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras, Catarina! :)
      Um beijinho

      Delete
  2. Obrigada, querida Ana! :)
    Um beijinho

    ReplyDelete
  3. Força, a sério!! É excelente quando lutamos pelo nosso futuro e sonhos. A maior das sortes :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro! Há que fazê-lo sempre! :)
      Obrigada, Maria!

      Delete
  4. Gostei muito deste teu post mais pessoal e, ainda por cima, sobre o teu percurso profissional na fotografia. O teu portfolio ficou ainda mais bonito agora! :)*

    www.joanofjuly.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não é muito habitual mas gostei de escrever neste registo! :)
      Muito obrigada, Catarina!
      Beijinho

      Delete
  5. As tuas fotos são tão bonitas e o teu percurso é fantástico. É preciso ter coragem para arriscar, mas às vezes vale tanto a pena <3

    Parabéns e vamos a isto que com um lugar novo tão bonito para expores o teu trabalho vais ter imensos seguidores/fãs!

    Glamour in a Bottle

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada pelas palavras de apoio, Liliana! :)
      Um beijinho

      Delete
  6. Adorei as fotografias!
    Eu também adoro fotografar e adorava ter uma camara reflex mas isso é muito pano para mangas...
    Seria apenas um hobby e por vezes não se se valeria a pena e depois a pergunta seria "Qual a melhor e mais económica?"
    bjs
    Adorava que desses a tua opinião sobre o meu blog,todos os concelhos e críticas são bem vindas :) para isso só tens de responder ao meu formulário.
    Questionário do blog
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Tequis! :)
      O importante é usar da melhor forma a ferramenta que se tem... "It's not the camera, it's the photographer"! :)
      Beijinho

      Delete
  7. Parabéns pelo teu trabalho. Adoro-o. Queria muito poder fazer da fotografia a minha vida, mas sei que ainda me falta muito caminho para andar. Para já, vou fazendo alguns trabalhinhos que me deixam muito orgulhosa. Deixaste-me inspirada para nunca desistir e persistir sempre. Muitos beijinhos, Ana.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sinto-me muito lisonjeada por ler isso, menina do 'Menta Mais Chocolate'! :)
      O importante é ser muito persistente e correr sempre atrás dos nossos sonhos! Este meio não é fácil, mas a dedicação e o trabalho de qualidade acaba por ter reconhecimento que torna isso possível, nunca deixes de acreditar! :)

      Beijinhos

      Delete