Changing My Blog's Name and URL

Wednesday, July 13, 2016

 Ler em Português      Read in English

Por esta altura alguns de vocês já saberão da minha intenção em mudar o nome e endereço do meu blog, uma vez que vos informei disso através da página de Facebook do blog. Mudar o nome de um blog já estabelecido há dois anos e meio não é algo a fazer de ânimo leve. Mas fi-lo.

Porquê?
Quando pensei em que nome dar ao meu blog, a maior dificuldade que senti prendeu-se com o facto de considerar abordar várias temáticas e não apenas uma, e por isso queria dar-lhe um nome que não fosse redutor, não fosse sugestivo de apenas um dos temas. Chamar-lhe Seventeen Seconds - sim, essa música de um álbum de The Cure com o mesmo nome - que andava a ouvir frequentemente nessa altura, foi uma escolha aleatória e impulsiva, e ao fim de algum tempo lamentei muito não ter ponderado mais sobre o assunto e ter dado ao meu blog um nome que era facilmente associado à banda de Robert Smith. Não era original. Não era meu. Não se relacionava com o conteúdo. Mas já tinha registado o domínio '.pt' com um endereço correspontente ao nome, já tinha muitos leitores a conhecer o meu blog como Seventeen Seconds e acabei por varrer o assunto para debaixo do tapete.



Monochromatic Wave - Como surgiu e o que representa
Recentemente, numa conversa com o meu namorado, que é músico, acerca de uma música em que ele estava a trabalhar e que escreveu para mim (♡), surgiu o termo Monochromatic. De forma inesperada e inexplicável, naquele momento senti novamente vontade de alterar o nome do meu blog e "Monochromatic" soou-me perfeito. Pensei em seguida numa palavra para conjugar com essa e assim surgiu "Monochromatic Wave". Rapidamente fiz uma pesquisa para saber se ainda não existia um blog com esse nome e endereço num domínio '.com' e obtive luz verde para ambos!

Eu identifico-me, cada vez mais, com simplicidade e minimalismo em todos os aspectos da minha vida. E esteticamente, estou mesmo numa onda de tonalidades Yin-Yang do preto e branco há bastante tempo. Isso reflecte-se muito nas minhas escolhas de tons para a decoração de interiores, (algo bastante perceptível nas minhas publicações nessa categoria), bem como de vestuário, pela elegância e simplicidade que conferem a qualquer look ou ambiente e pela facilidade em conjugar todas as peças. Embora ocasionalmente contrarie essa tendência introduzindo alguma cor e padrões, tons monocromáticos são sempre a minha preferência, o meu safe place. Reflecte-se também em eu cada vez mais priorizar as experiências e ter mais desapego pelas coisas materiais, ser cada vez mais apologista de desfazer-me daquilo de que não necessito e ter apenas o básico e elementar para ser feliz.

O Monochromatic Wave é isso. Essa simplicidade que me é característica de uma forma mais consciente e notória. É um novo capítulo deste blog, com uma imagem renovada, com os mesmos conteúdos, com espaço para crescer e eventualmente até abraçar conteúdos novos.
Esta alteração foi tão desejada e ao mesmo tempo negligenciada apenas porque durante muito tempo não consegui encontrar o nome ideal para o meu blog e agora que o fiz sinto-me ainda mais entusiasmada por voltar a publicar regularmente.

Já alguma vez alteraram ou tiveram vontade de alterar o nome e endereço do vosso blog?
Se sim, e se ainda não o fizeram apenas por receio em como isso pode afectar o vosso blog em algum aspecto, acho que não vão querer perder a próxima publicação! Vou partilhar convosco a minha perspectiva sobre os prós e contras da alteração do nome e endereço de um blog e quais os passos para fazê-lo da melhor forma possível, minimizando o impacto na audiência, na relação com os leitores, no volume de tráfego e no posicionamento do vosso blog nas pesquisas dos motores de busca.

O que acharam da alteração? Gostaram do nome do blog e do novo layout? O vosso feedback é muito importante! :)

Related Posts

22 Comments

  1. a coisa que me mais impediu de criar o blog foi a procura e a pressão de ter um nome que representasse o que o blog é e, no fundo, que fosse catchy. Ainda hoje tenho vontade de mudar o nome, mas nunca soube para qual... :/ acho muito positivo quereres e teres mudado o nome do teu blog, porque, na verdade, é o TEU blog e mudas se queres e fazes o que queres. é o teu canvas. é um nome giríssimo e realmente original! fico à espera de novidades do monochromatic wave (vês, já decorei e tudo!) :)

    beijinho,
    Moi by Inês

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo feedback em relação ao novo nome do blog, Inês! :)
      Eventualmente um dia ocorre-te um nome que achas que é perfeito e pensarás mais seriamente em mudar. :)

      Beijinhos

      Delete
  2. Gostei muito da mudança e acho que está muito giro!
    Tb já senti vontade de mudar o meu blog (nome) e ter um url único mas aind não houve nenhum que fizesse click na minha cabeça. :)

    Parabéns pela mudança.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Ana! :)
      Parece-me ser muito frequente esta dificuldade quanto ao nome a dar-se a um blog que se quer criar e consequentemente dar-se um nome que não é inteiramente satisatório só para não deixar de se avançar com a ideia de o criar e eventualmente mais tarde surge a vontade de o mudar.
      Pode ser que um dia se faça esse click! ;)

      Beijinhos

      Delete
  3. Está espectacular!
    Adorei o blog, ja estou a seguir! beijos

    http://eyarablog.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada pelo feedback e o interesse em seguires, Iara! :)
      Um beijinho

      Delete
  4. Amei o post! Com uma excelente escrita e conteudo :) Beijinhos!

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada, Olivia! :)
      Beijinhos

      Delete
  5. Gostei imenso do nome do blogue!
    Vou querer seguir o artigo que vais publicar a seguir... Eu continuo com segundas dúvidas sobre o nome, não sei se devo todo, se o torne mais pequeno mas mantendo parte dele... No idea!
    Também gostei do design!

    Obrigada pela partilha!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada pelo feedback! :)
      Espero que a minha próxima publicação sobre os prós e contras desta alteração te ajude nessa questão!

      Beijinhos

      Delete
  6. adorei, muito bom :)
    xo, Ana Rita Leite
    WHITE DAISY

    ReplyDelete
  7. O teu blog está lindo e eu adoro. Vou seguir! :) xo
    frompeonies.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Bárbara!
      Muito obrigada, e bem vinda! :)

      Delete
  8. Fantastic Blog~ Your blog is so cool, I love all the black and White theme ^^
    Would you like to support each other by follow on GFC & G+?
    Please Let me know if you follow me and I’ll follow back asap!

    Love xx
    Official Seol ♥

    ReplyDelete
  9. Também mudei o meu e foi a melhor decisão que tomei em relação ao blog. Agora é muito mais meu :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Achei imensa piada ao novo nome do teu blog, Nádia! :D

      Delete
  10. O mais importante é que estejas feliz com o teu blogue e este transmita a 100 % aquilo que és! E sem dúvida que este novo nome tem tudo a ver contigo, do pouco que eu vou conhecendo aqui pela blogosfera. Parabéns e continua o excelente trabalho :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom ler isso! :)
      Obrigada, Catarina!
      Beijinho

      Delete
  11. Gostei imenso do nome porque acho que combina imenso contigo, acho que transmite uma mensagem mais bonita do que escreves por aqui e afins (não que o anterior não fosse fantástico tbm!). Força nisso ;)

    Glamour in a Bottle

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada, Liliana! É muito bom ter esse feedback! :)
      Beijinhos

      Delete