Changing your Blog's Name and URL: Pros & Cons + How To Do It Right

Friday, August 12, 2016


 Ler em Português      Read in English

Ao longo da minha presença pela blogosfera pude aperceber-me, que tal como me aconteceu, é frequente entre bloggers a dada altura questionarem se o nome do seu blog ainda faz sentido ou já não se identificarem com ele, de todo. Seja porque expandiram o tipo de assuntos abordados ou os modificaram completamente, seja porque os seus gostos mudaram e sentem que o nome actual já não representa bem o blog e a si mesmos.

Mudar o nome e endereço de um blog não é uma decisão fácil, especialmente quando trabalhámos tanto para o ver crescer e já muitas pessoas o acompanham. É perfeitamente normal recearmos perder seguidores e volume de tráfego. Quando eu decidi mudar o nome do meu blog, pelas motivações de que vos falei no post anterior, ponderei com calma esta mudança. Reflecti muito sobre os prós e os contras, que foram os seguintes:

Prós:
• Sentir-me melhor e mais confiante em relação ao meu blog, sob um nome que é do meu agrado;
• Ter a oportunidade de fazer um rebrand - Criar, além do novo nome, um novo logotipo, um novo layout, renovar toda a identidade visual do blog;
• Escolher um nome original, que mais ninguém tem e que os próprios leitores associam mais ao blog;
• Sentir-me motivada e entusiasmada, já que o processo criativo de rebranding é algo que faço com muito gosto;
• Um novo capítulo. Reconstruir a minha identidade pessoal como blogger, evidenciando o que me diferencia de forma mais consciente;

Contras:
• Mudar o nome e endereço do blog poderá confundir leitores;
• A necessidade de alterar o username e endereço nas redes sociais e a eventualidade de isso não ser possível em alguma(s) delas.
• Links externos, provenientes de outros sites, blogs, de RSS feed readers e bookmarks dos leitores para o blog poderão deixar de funcionar;
• A indexação e posicionamento do blog nos motores de busca poderá ser afectada;

Depois desta reflexão acerca dos aspectos positivos e negativos fiquei determinada em avançar com a alteração. Fiz muita pesquisa e trabalhei para contornar os aspectos negativos. Hoje, quatro semanas depois desta altração, posso afirmar que foi uma decisão muito acertada e que valeu a pena.

Decidi, por isso, partilhar convosco detalhadamente todo o processo para que esta mudança tenha sido bem sucedida, minimizando o impacto na audiência, na relação com os leitores, no volume de tráfego e no posicionamento do blog nas pesquisas dos motores de busca.

Concretizar a mudança:
• Criar um blog provisório na plataforma utilizada (no meu caso é o blogger) para garantir o endereço, impedindo a eventualidade de alguém o ocupar. Registar o domínio personalizado, se pretendido. Eu registei um .com.
• Informar os leitores o mais cedo possível da intenção desta alteração, seja através das redes sociais ou de um post no blog.
• Criar um blog de teste para desenvolver o novo layout. Isto é opcional, mas poupa-vos de um transtorno enorme desnecessário: Quantas vezes já viram blogs fora do ar durante dias ou semanas porque têm a decorrer a alteração do layout?
• Mudar efectivamente o nome e endereço do blog. Uma vez que eu já tinha ocupado o endereço pretendido com um blog provisório no blogger, foi necessário apagar esse blog para que o endereço voltasse a ficar disponível e pudesse utilzá-lo no meu blog. Em seguida configurei o endereço personalizado .com. (Basta clicar em Editar e o blogger dá-nos as instruções necessárias para o fazer).





• Depois da alteração do nome e endereço do blog concluída, é altura de copiar o código html do blog de teste em que criámos o novo layout, substituindo o código do nosso blog.

E eis que temos o nosso blog totalmente rebranded! E agora? Os passos seguintes são de extrema importância, para que tanto as ligações dentro do blog, como as ligações externas não resultem em broken links!  Não queremos perder todas essas fontes de tráfego nem que os leitores deixem de encontrar o nosso blog!

É, portanto, necessário criar redireccionamentos! Como fazê-lo?
• Criar um novo blog no blogger. Este já não será provisório, vamos mantê-lo permanentemente, para possibiltar o redireccionamento. Defini-o com o mesmo nome e endereço do blog que usava anteriormente e o mesmo domínio personalizado - www.seventeenseconds.pt Isto só foi possível porque mantenho activo este domínio, que só expira daqui a 6 meses. Se quiser que o redireccionamento continue a funcionar depois disso, terei de continuar a renová-lo, o que provavelmente vou fazer por mais um ano. Para criar o redireccionamento basta incluir este script no código html deste novo blog, imediatamente abaixo da tag <head>.

<script>
var url = location.href;
var newurl = url.replace(&#39;www.seventeenseconds.pt&#39;,&#39;www.monochromaticwave.com&#39;);
location.href = newurl;
</script>









Dei destaque a negrito, para visualizarem melhor, aos campos que terão de editar, colocando o vosso endereço antigo e actual do blog. Este passo tão simples vai permitir que os endereços da vossa homepage e de todos os posts do blog sejam redireccionados e ninguém terá dificuldade em encontrar o vosso blog com o novo endereço nem perderá nenhum conteúdo! :)

• Publicar um post no vosso blog a falar desta mudança. É importante explicar aos leitores quais foram as vossas motivações para a fazer e o que podem esperar daí em diante. Se os conteúdos serão os mesmos, se haverão novidades, etc.
• Finalmente é altura de actualizar as redes sociais. No meu caso apenas foi necessário actualizar o Bloglovin e o Facebook, já que nas restantes redes o username é o meu nome. A alteração do nome no facebook pode ser mais morosa se tivermos mais de 200 seguidores e mais ainda se este já não é o primeiro pedido de alteração que submetemos. Após 17 dias a aguardar aprovação estava quase a desistir e a criar uma página nova. Fiz uma rápida pesquisa e percebi que havia casos de pessoas que aguardavam meses por alterações de nomes de páginas. Foi então que decidi tentar a funcionalidade de Fusão de páginas disponível em www.facebook.com/pages/merge, depois de ler bem as regras deste tipo de alteração. Como uma das condições é que as páginas tenham um nome semelhante, criei uma página de facebook com um nome idêntico, mas diferenciando-a acrescentando um S no final - Seventeen Secondss. A aceitação de fusão foi quase instantânea e a página original foi automaticamente eliminada. Depois bastou ir às definições da nova página e fazer a alteração do nome para Monochromatic Wave, que foi automática. Foi possível convidar novamente todos os meus amigos no facebook que nunca tinham aceite o convite para gostar da página original, portanto com o processo de fusão de páginas preservei os seguidores que tinha e ainda ganhei seguidores novos! :)
• Por último, registei a propriedade do novo endereço do blog na Google Search Console, que permite, entre outras funcionalidades, ver o estado de indexação e optimizar a visibilidade do site nas pesquisas do Google.


Foi um processo trabalhoso até aqui, mas estou muito satisfeita por tê-lo feito!  E o feedback? Não podia estar a ser mais positivo! Tem-me feito sentir mais próxima dos meus leitores e percebi que associam muito melhor o blog ao conteúdo e à minha pessoa. O posicionamento de algumas das páginas mais populares nas pesquisas do google desceu, o que era expectável e é algo que gradualmente irá estabilizar, mas como o tráfego do meu blog sempre veio maioritariamente de outras fontes que não as pesquisas, a diferença não é significativa, e as pageviews têm sido tão regulares quanto eram.

Espero que este post vos seja útil, se estão a ponderar fazer a alteração do nome e endereço do vosso blog! Se tiverem qualquer questão estejam à vontade para a colocar!

E contem-me: O vosso blog teve sempre o mesmo nome? Já pensaram em alterá-lo por alguma razão? 

Related Posts

4 Comments

  1. Ultimamente tenho pensado em mudar, porque acho o nome do meu blog um pouco "normal" mas sempre vi mais contras do que prós. Acho que o me detêm de fazer essa mudança é as redes sociais todas que estão ligadas ao blog, especialmente o facebook porque não queria ter de fazer tudo que fizeste!
    beijinhos ♥

    www.juksmakeup.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Joana!
      Ao visitar o teu blog salta à vista que o conteúdo que publicas é diversificado, por isso faz todo o sentido que penses em mudar o nome, já que não se restringe a "makeup".
      O que te posso dizer é "Just do it", sem medos, porque os benefícios valem muito a pena! :)

      Beijinhos

      Delete
  2. Nós também mudámos o link para algo que se aproximava mais dos nomes das redes sociais, para que ficasse tudo igual. Quem nos dera ter tido todas estas ajudas preciosas na altura... Continua assim! :)

    ReplyDelete
  3. Vou com certeza continuar a partilhar dicas do género que tenham resultado para mim! :)
    Obrigada!

    ReplyDelete