Photoshoot With A Blogger: Catarina Sousa (Joan Of July)

Sunday, November 06, 2016



 Ler em Português      Read in English

Fotografar alguém que tem a mesma paixão por fotografia de retrato (como é o caso da Catarina) é sempre interessante. Sabemos que quem temos em frente da nossa objectiva compreende as exigências técnicas e a componente criativa deste desafio, e que por outro lado pode ser mais auto-crítico em relação ao seu desempenho enquanto pessoa fotografada.

Citando a Catarina no post do seu blog, quando partilhou a sessão fotográfica com os seus leitores:
Nunca adorei ser fotografada, confesso. Sinto-me awkward, não sei para onde olhar, o que fazer aos braços, ao cabelo, se estou a fazer crazy eyes ou resting bitch face (esta última é inevitável, já percebi). Mas ao fotografar com alguém profissional, percebi que não tenho que me preocupar com poses, porque a Sofia ajudou-me com as suas direcções durante toda a sessão.


A verdade é que, por mais experiente que se seja a fotografar ou a ser fotografado, quando em frente à câmara, o segredo está em abraçar o momento com naturalidade e descontracção, e isso é algo que eu procuro sempre obter nas minhas sessões fotográficas, especialmente de retrato.



Dou grande importância à comunicação, não só na forma como verbalizo ou exemplifico as indicações de direcção de poses e expressões, como para perceber previamente quais são as expectativas da pessoa que vou fotografar acerca da sessão e o seu sentido estético. Além disso, no decorrer da sessão, vou mostrando algumas das imagens que vamos obtendo, para nos assegurarmos que estamos a ir no caminho certo. Ao mostrar os resultados noto sempre um boost de confiança e descontracção em quem estou a fotografar, e tudo flui muito melhor!




Quando recebi as fotos da sessão nem queria acreditar. Já tinha visto as fotos na máquina da Sofia, mas recebê-las assim grandinhas e na sua versão final é logo outra coisa. Adoro e pronto, não sei muito mais como descrever o que sinto. (...) A verdade é que gostei tanto do resultado desta sessão fotográfica porque a Sofia captou um lado meu que não vejo muitas vezes (nem eu nem ninguém, convenhamos). Um lado mais demure, mais romântico e – arriscaria até – cinematográfico. Normalmente sou meia goofy, mas estas fotos são um bom lembrete de que ninguém é unidimensional, não acham?

Não podia estar mais de acordo com a Catarina! E adoro quando consigo nas minhas fotografias corresponder às expectativas de quem fotografo, respeitando o meu próprio sentido estético e surpreender desta forma, num registo diferente do que lhes é mais habitual, eternizando estes momentos em fotografias bonitas.














Por tudo isto, gostei imenso de fotografar a Catarina e pessoalmente também adorei o resultado desta sessão fotográfica! O que acham das fotografias? 

Para marcar uma sessão fotográfica comigo e ficar a saber mais sobre o meu serviço de sessões fotográficas para bloggers espreitem esta página

Related Posts

17 Comments

  1. adorei o resultado! transparece muita serenidade e elegância. mais uma vez, parabéns Sofia!

    beijinho,
    Moi by Inês

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada pelo teu feedback, Inês!
      Um beijinho

      Delete
  2. As fotografias ficaram com uma luz fabulosa, e a Catarina ficou muito bem do outro lado da câmara! <3 Parabéns às duas!

    beijinhos, Nádia
    My Fashion Insider

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pela tua opinião, Nádia! :)
      Beijinhos

      Delete
  3. que luz fantástica! adorei as fotos*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada 'Menta Mais Chocolate'! :)
      Beijinho

      Delete
  4. Parabéns a quem estava na frente e quem estava atrás da câmera, as fotos ficaram surpreendentes! Amei muito! XOXO, Thaly.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada, Thalyta! :)
      Um beijinho

      Delete
  5. Estão lindas as fotos. Que luz!
    Muitos parabéns pelo teu trabalho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Marta!
      Muito obrigada pelo teu feedback! :)

      Delete
  6. Amei a sessão, as fotos estão fantásticas, parabéns!!
    Love, Tacha.

    Tacha's Day Dreams

    ReplyDelete
  7. As fotografias ficaram lindas. Muitos parabéns às duas :)
    Realmente a Catarina disse-o melhor que ninguém, as fotos ficaram mesmo cinematográficas e muito românticas, um registo diferente do que estamos habituados a ver. E a luz ficou simplesmente maravilhosa :)

    Beijinhos
    @ 104

    ReplyDelete
  8. Acho que foi das tuas melhores sessões fotográficas!!
    A modelo é super gira e as fotos realmente têm um ar cinematográfico-romântico.

    Com esta fiquei com vontade de também eu ser fotografada... talvez um dia :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh, muito obrigada, Ana! :)
      Acho que toda a gente deve pelo menos experimentar uma vez na vida, quanto mais não seja para eternizar em fotografias algum momento da sua vida em retratos bonitos!

      Delete
  9. Adorei! Já tinha visto algumas, mas só agora encontrei a origem. Lindas, com uma luz de sonho. eu adoro fotografar, mas fico um horror quando fotografada. Talvez um dia arrisque. bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh, muito obrigada! :D
      Há muita gente que se sente desconfortável em frente à câmara, perfeitamente normal, mas isso de ficar horrível não acredito! Toda a gente tem traços bonitos e que podem ser favorecidos se bem fotografados! :)

      Um beijinho

      Delete