The Importance Of Relaxing When Being Photographed

Sunday, June 11, 2017


 Ler em Português      Read in English

Recentemente fui para o outro lado da câmara. Aquele em que me sinto desconfortável e vulnerável, sem controlo do que vai ficar registado. Estar em frente à câmara para uma sessão fotográfica é bem diferente de estar em frente à câmara por dois minutos no aniversário de um amigo.

É tão raro eu ser fotografada, que imediatamente surgiram questões como "Para que lado viro o rosto? Esta posição favorece-me? Deixo o cabelo à frente do rosto ou para trás?" Estava a preocupar-me com questões que digo sempre aos meus clientes que não devem ser preocupação sua.



Eventualmente consegui descontrair e desligar-me disso. Concentrei-me em apreciar a ligação que senti com aquele lugar, e no que lá tinha ido fazer - registar memórias de quem sou nesta fase da minha vida. De mim e da minha ligação com a câmara, da minha paixão por fotografar. Permiti-me ser fotografada libertando a minha mente de tudo isso, apreciando o momento

Fotografias por João Ortega

Quando vi os resultados obtidos, surpreendi-me com a quantidade de fotografias em que gostei de me ver, e principalmente adorei aquelas em que pus de lado quaisquer inseguranças, interagi com naturalidade, e confiei em quem me estava a fotografar. Vi-me retratada tal e qual como sou, e havia uma sequência de sorrisos genuínos

É trabalho do fotógrafo direccionar-vos para obter os ângulos que mais favorecem o vosso rosto e a vossa silhueta, não vosso. O fotógrafo é o responsável pela vossa aparência nas fotografias. E acima de tudo, estarão no vosso melhor quando estiverem descontraídos! Lembrem-se disso quando forem para a vossa sessão fotográfica! ;) 

Já alguma vez fizeram uma sessão fotográfica com um fotógrafo profissional? Como correu? Como se sentiram?

Related Posts

9 Comments

  1. Já fiz uma, com a minha família, e senti-me super bem porque a fotógrafa era super simpática e deixou-nos muito à vontade. Queria repetir, mas sozinha, para fotografar-me a mim e à minha câmara, mas ainda não arranjei coragem...
    Ah e as fotos ficaram lindas*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Arranja coragem, Ana! :) O auto-retrato é um bom desafio, também! Já fiz esse exercício várias vezes, mais quando ainda estava aprender a técnica da fotografia de forma auto-didacta, ajudou-me bastante!

      Muito obrigada por passares por cá e pelas tuas palavras! :)

      Delete
  2. Ainda este fim-de-semana uma amiga sugeriu fotografar-me, foi uma experiência horrível (por minha culpa, não dela coitada, deve ter ficado frustadíssima). Fico super self conscious, nada natural e, de 300 fotos, consegui tirar umas 8 que gostava.
    Acho que preciso de me pôr mais vezes do outro lado da câmara, ganhar naturalidade, confiança e ficar mais confortável comigo mesma para que a naturalidade transpareça. Maaaaas daqui a uns meses que ainda suo só me imaginar a experiência ahah

    Marta Rodrigues, Majestic

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom ler-te por aqui, Marta! :)

      Percebo perfeitamente! É uma situação que nos coloca meio "despidos", seja sendo fotografados por um amigo, um fotógrafo amador ou profissional. Cabe a quem está atrás da câmara ajudar a descontrair, antes de mais, que é algo em que me foco muito nas minhas sessões.

      A melhor forma de conseguires essa naturalidade é dizeres não a "poses" e nem encarares a câmara, pelo menos no início. Vais ver que gradualmente vais ficando mais confortável e corre melhor! :)


      Delete
  3. Olá Sofia, ficaste lindíssima nas fotos! Nunca fiz nenhuma sessão porque além de nunca ter surgido essa oportunidade prefiro ficar atrás da câmera, não me sinto nada à vontade a ser fotografada! Fico contente que tenhas superado esse desconforto! Bjs *

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Sandra! Muito obrigada! :)
      Como te percebo! Mas é tão bom ultrapassarmos isso para termos estes registos nossos!

      Delete
  4. Nunca fiz, aliás fiz quando era pequenito mas já não me lembro como foi. Acho que um dia destes experimento :)

    ReplyDelete
  5. Nunca fiz nenhuma sessão fotográfica "à séria", mas fico sempre um bocadinho constrangida quando me tiram fotografias.. À primeira e à segunda tudo bem, mas depois fico com uma sensação incómoda, sem saber bem como reagir ahah. Ficaste muito bem nestas fotografias :)

    Beijinho,
    Carolina
    w-her-e.blogspot.pt

    ReplyDelete
  6. Tens toda a razão e é algo super importante de relembrar a quem está a ser fotografado.
    Uma outra coisa que ajuda bastante é depois da sessão deixar as fotos de lado durante uns bons tempos. Quando as voltares a ver o olhar está tão fresco que vais apaixonar-te por ainda mais!

    http://pt.witkonijn.net/

    ReplyDelete