Sharing Is Caring: Favourite Blog Posts Of The Week #1

Wednesday, July 05, 2017


NOVA RUBRICA NO BLOG

A blogosfera está cheia de conteúdo que prende a nossa atenção, quer sob a forma de posts informativos, inspiradores, que nos entretém ou com os quais de alguma forma nos identificamos, e não raras vezes sinto que conteúdo que chega até mim e que aprecio devia ter maior visibilidade, que bloggers que acompanho deviam ter maior visibilidade.

Eis que deste raciocínio surge uma ideia - Que tal começar eu própria a partilhar publicações que considero que acrescentaram valor à minha vida, precisamente porque me inspiraram, porque me ensinaram alguma coisa ou me fizeram reflectir sobre determinado assunto?

Decidi, portanto, criar esta nova rubrica, apoiada no lema "Sharing Is Caring", sub-intitulando-a de Posts Favoritos da Semana! Sempre que possível sairá à quarta-feira e irá trazer-vos a minha selecção de 3 a 5 publicações que mais apreciei ler noutros blogs nacionais na semana anterior, recentes ou não, acompanhada de um breve comentário meu a cada uma das publicações, explicando porque merece a vossa atenção.

Eis a minha primeira selecção de posts favoritos da semana: 

1. EM REVIEW | O LIVRO DO HYGGE // Wit Konijn
Dificilmente ainda não passaram os olhos por algum artigo ou plataforma de rede social que partilhasse a compra deste livro, sobre o qual se gerou grande hype. Mas será que a sua compra vale mesmo a pena? Descubram na publicação da Inês, que nos conta do que trata o livro, o que é afinal o conceito Hygge, e porque considera que valeu ou não valeu a pena a sua compra, de forma bem fundamentada!

2. AGORA QUE FALAS NISSO | O AMOR É PARA SEMPRE? // Daydreams
Já sigo o blog da Catarina há anos, já tive o gosto de a conhecer num encontro de bloggers a propósito de um evento, e dificilmente a via escrever sobre um tema destes, como ela própria admite que dificilmente faria, mas foi desafiada por outra blogger a fazê-lo, e aceitou o desafio. Eu própria raramente dedico atenção a este tipo de posts, mas quis muito ler o que a Catarina diria sobre o assunto e achei interessante reflectir sobre o tema. Ela expõe porque acredita ou não no amor durar para sempre, não só de um ponto de vista romântico, como objectivo, e aquilo que acredita ser necessário para alimentar o amor.

3. BOTANICAL PRINTS // Homes In Colour 
Recentemente o meu namorado, que faz ilustração,  comprou um livro sobre Botânica para lhe servir de referência para a arte de um projecto em que está a trabalhar, e eu comentei com ele como acho as ilustrações científicas de Botânica lindas! Eis que entretanto vejo esta publicação da Sofia, que a dada altura refere como eventualmente certo livro que está a ler poderá tê-la influenciado na forma como anda a desejar ter vegetação também nas paredes, e eu partilho muito desse desejo, tanto é que cheguei a pedir ao meu namorado que me oferecesse uma ilustração semelhante a uma que ele fez, que queria emoldurar!

Vale muito a pena espreitar a publicação da Sofia, se também, além de plantas vivas, gostam delas na decoração de paredes. Inspirou-me muito quanto ao tipo de ilustrações a escolher, como as dispor na parede e até no tipo de molduras em que gostava de vê-las! A Sofia partilha ainda dois sites em que podem obter as vossas prints de plantas!

4. ROTEIRO DO PORTO: DA RIBEIRA AOS CLÉRIGOS // Drawing Dreaming
Há anos que não visito o Porto, e tenho saudades desta cidade para a qual em tempos viajei frequentemente ao fim de semana, e que ainda assim sinto que conheço mal. Quero ir ao Porto assim que possível, e quando me deparei com esta publicação da Ester, foi como que um lembrete disso, e de imediato foi para a minha lista de leitura!

A publicação é bastante informativa e está repleta de sugestões do que visitar no Porto, com um enquadramento histórico de cada ponto de interesse, como nos deslocarmos entre os vários locais, e até onde parar para comer. Post guardado para me servir de referência ao meu próprio roteiro e que não devem deixar de ler, se nunca foram ao Porto, ou se como eu, gostariam de conhecê-lo melhor!

5. COMO CONSTRUIR UMA LIGHTBOX POR 3€! // We Blog You
Como fotógrafa profissional, já passei por um sem número de experiências de como fotografar em interior. Já fotografei em estúdio onde estudei fotografia, em agências em que trabalhei, e já tive equipamento de estúdio, no estúdio que partilhei com um amigo. Actualmente sou fotógrafa de luz natural por preferência pessoal, já não fotografo em estúdio, e, salvo raras excepções, como em eventos, apenas fotografo em interior o conteúdo que crio para o blog. Com isto já tenho a minha metodologia para iluminar aproveitando ao máximo a iluminação natural, e somente no Inverno, quando temos menos horas de luz e é mais fraca, uso também iluminação artificial.

Já me ocorreu partilhar convosco como fotografo para o blog e o equipamento que utilizo, mas enquanto isso não acontece, achei que devia partilhar este post/vídeo convosco, que o Fred fez para o We Blog You e que achei um excelente tutorial que vos mostra como criar uma caixa de luz tão económica, muito útil para fotografia de produto!



Gostaram da introdução desta rubrica de posts favoritos da semana no blog? Digam-me também o que acharam dos posts que partilhei ou qual foi o vosso favorito! :)

Related Posts

16 Comments

  1. Adorei esta rubrica Sofia! Acho que és uma queria por te teres lembrado de partilhar publicações de outros blogues e acho que o fazes de forma a acrescentares valor ao que partilhas. Parece-me um tipo de publicação muito útil na verdade!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom ter o teu feedback, Raquel! Obrigada! :)
      Deu-me mesmo muito gosto criar esta rubrica e partilhar conteúdo de blogs que aprecio e que acho que quem me lê também irá apreciar!

      Delete
  2. Começaste em grande, Sofia! Que bela selecção de posts! O artigo da Catarina também me deixou encantada, e...bem, concordo com a Inês :p ainda não acabei de ler mas já estou com essa sensação. É giro, é cosy, mas não sei se vale o hype! E os prints <3 guardei para quando tiver o meu espacinho :)

    Jiji

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom saber a tua opinião, Joana! Obrigada! <3
      Gostava de saber também a tua opinião sobre o livro quando o terminares! :)

      Delete
  3. Awww adoro esta rubrica e sinto-me completamente lisonjeada por fazer parte logo no primeiro post! Derreti. Para além disso, visto que temos tanto em comum, estou a adorar conhecer os outros blogs que me fazem também de certa forma sentir mais chegada a ti! Um grande beijinho e mais uma vez, mil obrigadas <3

    http://pt.witkonijn.net/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Passadas umas horas e leituras postas em dia, gostei de todos os blogs que mencionaste. O último We Blog You especialmente! Obrigada.

      Delete
    2. Inês! Fico tão contente pelo teu feedback e por teres visitado e gostado dos restantes blogs!
      O intuito desta rubrica passa precisamente também por aí, dar a conhecer conteúdo de qualidade dos blogs que acompanho e que acho que quem me segue provavelmente irá também apreciar.

      E como já te disse, o teu blog é uma lufada de ar fesco e das melhores descobertas que fiz recentemente pela blogosfera!

      Um beijinho <3

      Delete
  4. Que ideia mais amorosa Sofia! Já estava para comentar há uns dias! Sim porque eu vim cá pouco depois das 19 do dia 5! Mas como sabes tempo é uma coisa que não me assiste ahahah...como já seria de esperar esta primeira selecção de post é magnífica e útil! Nas férias vou-me aventurar a fazer a lightbox �� bjinho!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cláudia! <3

      Que bom ler a tua opinião acerca desta nova rubrica!
      Como te percebo! Por vezes também visito os posts dos blogs que sigo, meio a correr, porque quero muito ler o post logo logo, mas na verdade estou a interromper alguma tarefa que devia estar a fazer haha, e só comento noutra altura. Como é o caso do teu último post sobre... precisamente falta de tempo e a licença de maternidade!
      Tenho bastante leitura e feedback para pôr em dia, mas gosto de reservar um tempinho para fazer isso pelos vários blogs se seguida! :)

      Beijinho grande

      Delete
  5. Vim cá parar por um comentário no blogue da Inês e acho que vim para ficar!

    :) Esta primeira leva de posts cativou-me.

    Um beijinho,
    Até breve*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Lucie! Muito obrigada e sê bem vinda! :)

      Um beijinho

      Delete
  6. Adoro os livros de botânica, tenho um em Portugal, que inclusive estava contigo quando o encontrei e ainda me serviu de inspiração para alguns trabalhos na faculdade, nomeadame te gravura.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não me lembro de presenciar esse achado, mas se até serviu de referência para trabalhos da faculdade é porque também já foi há uns bons aninhos!
      Eu ainda vou pedir o do João emprestado. É uma autêntica enciclopédia e as imagens são lindas! :)

      Delete
  7. Adoro esta rubrica, é uma óptima forma de dar a conhecer blogs e publicações novas. Além disso falas dos posts de uma forma tao especial que ficamos completamente curiosos para ler tudo :) um beijinho!

    ReplyDelete
  8. Adorei esta rubrica! O que mais me captou a atenção foi Botanical Prints. Adoro ilustração e quero muito tirar um curso de desenho de botânica! Tenho um livro para amadores e adoro!
    Obrigada por partilhares! Como iniciei o meu blog há cerca de um ano, ainda não tenho muitos conhecimentos de outros blogs, e esta rubrica é ótima para divulgar :) Continua!
    Beijinhos
    Maria
    Words of Mary

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Maria João!

      Fico contente por saber que gostaste da rubrica e espero que gostes de continuar a acompanhar o blog! :)

      Um beijinho

      Delete