Sharing Is Caring: Favourite Blog Posts Of The Week #2

Wednesday, July 12, 2017


A rubrica Sharing Is Caring regressa para vos trazer mais 5 dos meus posts favoritos lidos em blogs nacionais durante a semana que passou! Fiquei muito contente com o feedback que me deram à ideia desta rubrica, não só aqui no blog, como nos outros espaços em que mantemos contacto, o que reforçou ainda mais a minha vontade de lhe dar continuidade, partilhando convosco conteúdo de qualidade dos blogs nacionais que vou lendo!

Eis a minha selecção de posts favoritos desta semana:

1. TUDO POR UMA FOTOGRAFIA | UM DOS LADOS NEGATIVOS DO TURISMO // Trip In
Horas depois de ter lido o post da Sandra, abria eu o meu feed de instagram stories e ficava impressionada com a quantidade de telemóveis no ar que estava a ver no primeiro dia do NOS Alive. Indo frequentemente a concertos desde a minha adolescência, ora em salas mais pequenas, ora entre multidões em grandes festivais, já vi de tudo neste tipo de eventos.  Nos últimos quatro anos só tenho ido a concertos em espaços fechados, e nada de grandes festivais (o último a que fui foi precisamente o Alive - Optimus Alive na altura), e ainda não presenciei isso à mesma escala que vi nas stories. 

A experiência que a Sandra relata é num espaço diferente e sobre a fotografia captada por turistas, mas esta minha observação acerca desta realidade nos concertos acaba por convergir com o dela. Leiam o post e percebam porquê! Documentar é bom, sim - digo eu que não prescindo de tirar fotografias com a minha câmara ou com o telemóvel para documentar certos momentos, e também gosto de os partilhar- mas com moderação e sem invadir o espaço dos outros!

2. O BRUNCH DO TOPO // Little Tiny Pieces Of Me
Numa reunião familiar para celebrar os 90 Santo-Antónios do seu avô com um brunch, a Sara foi até ao Topo Chiado e documentou este dia especial com várias fotografias bonitas, uma descrição detalhada do que o brunch incluía, o que achou do serviço, e destacou ainda a localização e a vista priveligiada sobre a cidade de Lisboa. Um post que é de abrir o apetite, e que me deixou com muita vontade de ir até aos Terraços do Carmo para também eu provar este brunch!

3. OH TEMPO DÁ-ME UM TEMPO // The Oof Diary
Vamos ler/ falar sobre uma das questões da Maternidade? Nesta publicação a Cláudia fala no tom ternurento que lhe é característico sobre como sente que os primeiros quatro meses como mãe passaram a correr e o facto de já ter que regressar ao seu emprego. Um regresso forçado e muito ingrato, e bem mais antecipado do que seria aconselhado às crianças, à família, condicionado pela duração da licença de maternidade e percentagem de salário remunerado obtido neste período.

4. SER MÃE NO SÉCULO XXI // Wit Konijn
Estive num dilema entre partilhar ou não convosco este post entre os meus favoritos desta semana, uma vez que já na anterior partilhei um post publicado pela Inês. Mas então se foi mesmo um dos meus favoritos, partilho sim!

Tanto foi, assim como o da Cláudia, que num jantar entre amigos que já são pais, no domingo passado, este foi um assunto que surgiu e eu até comentei sobre estas publicações que tinha lido, recomendando-lhes a leitura. A publicação da Inês fala de como tantas vezes o trabalho das mães que ficam em casa para educar e acompanhar os seus filhos é tão desvalorizado e até estigmatizado nos dias de hoje, e como tem sido a sua experiência de prescindir de um trabalho remunerado para acompanhar a tempo inteiro a sua filha.

5. UM OLÁ DA DEAR LOLA E UM PRESENTE PARA TI // Infinito Mais Um
A Ana criou uma newsletter para o seu blog há sete meses e desde o primeiro que queria com ela oferecer um miminho aos leitores que a subscrevessem. Acho esta ideia óptima! Não só é uma forma inteligente de tornar a newsletter mais apetecível a leitores a que tenha passado despercebida, como é uma forma de retribuir o merecido carinho aos leitores que a acompanham. E que excelente miminho este! A Ana oferece-nos um ebook com as 100 Melhores Ferramentas de Webdesign que tem reunido ao longo de anos! E posso dizer-vos que está bem estruturado, repleto de ferramentas que são muito úteis, com um design simples e apelativo e com o bom gosto que lhe é característico, tal como o conteúdo que ela publica no seu blog!


Gostaram da minha selecção de posts favoritos desta semana? Como já puderam perceber, esta será uma rubrica em que não vou simplesmente partilhar os links dos posts, mas também comentá-los ou expor a minha opinião sobre os assuntos que abordam, com o intuito de estimular também discussão entre nós por aqui. Por isso não deixem de visitar os posts, mas partilhem também comigo o que pensam aqui nos comentários! :)

Related Posts

15 Comments

  1. Estou tão curiosa para ver o ebook! Adoro o Blog da Ana e ela parece-me ser uma pessoa fantástica! Talvez para o ano a consiga conhecer pessoalmente :)
    Dos demais não conhecia e como sempre agradeço a partilha.
    Concordo com a Sandra e especialmente no que toca a museus posso dizer-te que em todos os que já visitei é ridículo o numero de pessoas que vejo simplesmente a fotografar peças e seguir caminho dando vazão a todas em meros segundos sem qualquer interesse em realmente as apreciar. É sem dúvida pessoalmente incomodativo, e não apenas quando não é permitido fazê-lo.
    Na minha ultima visita ao museu Van Gogh (onde podes fotografar nalguns locais identificados e noutros não por razões óbvias) era um corrupio de seguranças constante a chamar a atenção das pessoas que ignoram os sinais e consecutivamente a desconcentrar-me do que estava ali para fazer. Cheguei inclusive a ver uma rapariga a dizer que não estava a tirar fotos aos quadros quando o segurança (e eu) vimos o óbvio a acontecer. Há outras formas de se parecer intelectual e culto nas medias sociais sem ser a "provar" que foram ao museu x ou y e incomodar as pessoas que realmente têm interesse em apreciar arte. Isto vai além do querer capturar momentos na minha opinião.
    A questão da facilidade de capturar momentos com camera do telemóvel hoje em dia trouxe obviamente coisas boas mas também fez com que as pessoas façam um consumo imediato (tipo fast food) do que nos rodeia e descartem a importância de viver o momento, mas isto dava uma conversa de horas.
    Mas o que achas sobre isto? Fiquei curiosa por uma mais profunda visão da tua parte :D

    http://pt.witkonijn.net/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Inês! Agora que falaste no museu Van Gogh (um dos meus preferidos de sempre), lembrei-me que podia ter até dito que às vezes preferia que não se pudesse fotografar nos museus, concertos, etc.. Mesmo havendo sempre os "espertos" que insistem em quebrar as regras é sempre tudo muito mais tranquilo quando não é permitido fotografar porque às vezes já não há paciência para tanta selfie e tanto telemóvel no ar. Como referiu a Sofia, nos concertos então é outro filme igual, ainda por cima eu sou baixa e muitas vezes deixo de ver porque tenho braços no ar à minha frente o concerto todo a segurar um telemóvel. Já tive até que pedir a um tipo uma vez para parar porque eu não via nada. Não entendo mesmo essa "mania", é que ainda por cima, com um telemóvel, dificilmente ficará com alguma qualidade visual e sonora! Para isso estão lá os profissionais! Uma foto ou outra tudo bem, eu própria às vezes tiro mas o concerto todo com a mão no ar? Nos museus já tive de ver quadros através do ecrã dos outros pois era tal a doideira com as fotos que era impossível chegar até ele! Bem já falei de mais, pensei que estava no café e isto dava uma boa conversa. :p Beijinhos *

      Delete
    2. Como te compreendo Sandra. Este fenómeno serviu-me de lição, para saber apreciar o momento e deixar de lado o telemóvel na grande maioria. Era bom não ter este tipo de "interrupção" mas um dia hei-de aprender a ignorar. Beijinhos!

      Delete
    3. Olá Inês! :)

      Que descaramento o dessa rapariga ao nem assumir o que estava a fazer diante dos vossos olhos!

      Em museus, felizmente ainda não presenciei grandes aglomerados de visitantes a querer fotografar atropelando-se e impedindo a visibilidade das obras aos restantes, nem cá em Portugal, nem fora. Mas já assisti a situações como por exemplo uma vez uma rapariga aproximar-se de uma pintura exposta, tirar uma selfie com o quadro atrás dela, e seguir caminho, sem nem olhar por uns segundos para a obra. Foi a primeira vez que vi algo assim e fiquei estupfacta. Não apreciou arte absolutamente nenhuma. Só documentou que lá esteve. Depois dessa situação já assisti a várias semelhantes.

      Esta facilidade de registar tudo com o telemóvel e de partilhar facilmente com quem nos é próximo ou com o mundo através das redes sociais trouxe algumas problemáticas. Uma delas é certamente viver-se menos o momento em prol desses registos e necessidade de partilha excessiva. Depois há quem seja mais susceptível à adicção às redes sociais e a sentir o FOMO / Fear Of Missing Out.

      Acho que para quem trabalha com conteúdo digital pode ser mais difícil encontrar moderação na frequência e tipo de conteúdo que partilha ou consome, por se estar ainda mais exposto a tudo isso. Estas plataformas estão desenhadas de forma a eventualmente tornar-se até aditivas para pessoas mais susceptíveis a isso. Devemos ter controlo sobre o nosso tempo e aquilo a que damos atenção. Pessoalmente sou apologista de nem se ter quaisquer notificações activas no computador ou telemóvel para as redes sociais, porque podem tornar-se grandes distrações, e reservar períodos específicos para o fazer com a duração que acho razoável. Já tenho tanta coisa que me é difícil encaixar na minha rotina que de outra forma não era tão produtiva!

      Bem, podia dizer mais sobre isto e divagar tanto, mas fico-me por aqui! Talvez um dia volte a abordar este assunto num post no blog!

      Delete
    4. Obrigada pelo ponto de vista! É um assunto importante nos tempos que correm e bastante contorverso também. Tenho um post escrito sobre isso mas ainda lhe falta os retoques diplomáticos haha beijinhos!

      Delete
  2. Olá Sofia, o meu dia melhorou muito agora! Não estava nada à espera que escolhesses o meu artigo! Fico extremamente contente e agradecida! Há poucas coisas que superam a alegria de sabermos que alguém gostou de algo que fizemos :) Espero que esta rubrica, à qual dou muito valor, continue por muito tempo sempre com boas sugestões neste teu cantinho tão agradável de visitar. Agora vou ler os outros posts que referenciaste. Mais uma vez obrigada. Beijinho grande *

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Sandra! Que bom saber o que significa para ti esta partilha e que gostas desta rubrica!:)
      O teu post foi mesmo muito interessante de ler, pelo assunto que abordaste e além disso gosto muito da tua escrita!

      Espero que este seja um assunto sobre o qual as pessoas reflictam cada vez mais, e que pensem duas vezes antes de parar de viver certas experiências e invadir o espaço de quem as rodeia e quer realmente apreciar estas coisas!

      Um beijinho

      Delete
  3. Eu já subscrevo a newsletter da Ana quase desde o início e adorei o freebie! Tenho que ir ler o resto das publicações que recomendado ��

    ReplyDelete
  4. Sofia! Não fazes ideia do valor que este destaque tem para mim! É tão gratificante saber que gostas de me ler e que um dos meus posts faz parte dos teus favoritos! Continua com esta rubrica maravilhosa porque para além de me ter ajudado a descobrir novos blogs (e bons!) tem a particularidade de ter o porquê da tua escolha. É sempre um prazer ler-te! Obrigada <3

    ReplyDelete
  5. Querida Sofia!
    Só agora é que consegui sentar-me e inteirar-me do que se andou a passar pelos blogs nos últimos dias e depois deparo-me com isto. Caramba, quanto amor! ♥
    Obrigada pelo destaque mas, acima de tudo, fico muito feliz por teres gostado do freebie e da ideia, prometo que mais coisas boas estão para vir!

    Obrigada também pelo amor e por me teres posto num grupo cheeeeeeeeio de mulheres inspiradoras, com muito para contar e que fazem partilhas maravilhosas. Tu és uma delas!

    Um beijinho enorme ♥

    ReplyDelete
  6. É mesmo uma iniciativa fantástica.

    Obrigada por partilhares.

    ReplyDelete
  7. Gostei imenso desta iniciativa. Excelente forma de dar a conhecer outros blogues portugueses com conteúdo de valor!
    beijinhos

    Blog | Twitter para divulgação de Blogues

    ReplyDelete
  8. Além de dares a conhecer os blogs,o facto de os comentares e expores a tua opinião valoriza ainda mais a iniciativa.

    Obrigado.

    ReplyDelete
  9. Gostei muito do post!
    Beijinhos//Jéssica http://damselme.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  10. Que boa rubrica, Sofia!
    Estás de parabéns pela iniciativa :)

    um beijinho*
    It's Ok

    ReplyDelete