Postcards From Armação de Pêra

Sunday, September 03, 2017

 Ler em Português      Read in English

Foram umas férias não planeadas, pelas quais estou muito grata terem-se proporcionado. Valeu a pena a noite sem dormir que foi necessária para conseguir, em menos tempo do que estava previsto, cumprir deadlines de entregas de sessões fotográficas, podendo assim virar costas ao home-office na última semana de Agosto e seguir viagem até Armação de Pêra.

Ir à praia trabalhar para o bronze não é uma actividade que atraia a mim e ao João, de todo. Eu até gosto de praia pelo contacto com a natureza, e insisto em irmos lá mesmo que seja apenas para passear à beira-mar, sentir a areia molhada nos pés, ouvir e sentir o bater das ondas, mas só numa praia com meia dúzia de gatos pingados considero ficar mais tempo, para uns mergulhos.



O que não apreciamos é a confusão e a exposição prolongada ao sol, por isso é mais frequente ficarmos pelos passeios na marginal, apreciando a vista, e eu gosto de lá ir bem ao final da tarde e ficar para apreciar o pôr-do-sol. 



Esta foi a minha terceira ou quarta visita a Armação de Pêra. O João conhece bastante melhor a região, porque já lá passou muitos verões, e uma das coisas que lhe perguntei desta vez ao chegarmos, foi se existia algum jardim, porque bem mais do que praia, eu adoro matas, florestas, jardins, parques, e isso está muito presente na minha rotina em Lisboa, seja em trabalho com as sessões fotográficas que faço frequentemente nesses locais, seja em lazer- para ir passear, ler, ou tomar café.

Existe apenas um jardim de pequenas dimensões - o Jardim do Minigolf, na Avenida Beira Mar. O bicho do mato que há em mim estranha a inexistência de mais ou maiores espaços verdes, mesmo numa zona de praias. Compreendo que o turismo exacerbado conquiste todo o terreno para construção hoteleira, mas a zona bem merecia um jardim mais amplo!


Dias cinzentos, mais frescos, como um dos dias que apanhámos, são perfeitos para ir até à Praia dos Pescadores, que em dias soalheiros tem demasiada gente por metro quadrado.



Esta freguesia do concelho de Silves que atrai tanto turismo está naturalmente repleta de espaços hoteleiros e de restauração, e algo que aprecio muito comer por lá é o Frango à Guia, que provei noutro verão num restaurante de nome Teodósio - o Rei dos Frangos, na Guia. Desta vez encomendámos a um restaurante próximo para comer em casa - o Balbino, e achei igualmente saboroso! Também pedimos a entrega de pizza (a Siciliana) da Senhor Froggs Pizzaria Gourmet, que tem pizzas muito boas!


O Rocha da Palha é uma boa opção para hamburguers (que são OK) com vista para o mar, embora o tempo de atendimento naquele dia tenha deixado a desejar.


Por último, no que toca a estabelecimentos, falo-vos do meu favorito de toda a Armação, que serve crepes e gelados artesanais: O Pai Pinguim! O espaço da gelataria/creperia é muito giro, o atendimento é simpático e os gelados são dos melhores que já provei!


Armação não tem muito para ver além da praia, mas não deixa de ser agradável percorrer as suas ruelas.





Só após o regresso a Lisboa descobri que Armação tem algo lindíssimo, imperdível - As grutas marinhas! Fiquei deslumbrada quando vi as fotografias das grutas numa pesquisa no Google, e ficaram de imediato na lista de lugares a visitar da próxima vez que formos ao Algarve!

Destes dias, além dos passeios, souberam muito bem as manhãs mais lentas, as longas conversas, a leitura que se pôs em dia, e os muitos filmes que vimos. Deu mesmo para descansar e recuperar energias! 


Foi também nestas férias que experimentei pela primeira vez produtos da Lush. Quem acompanha as minhas instagram stories poderá ter visto um sneak peek desses dois produtos. Quem não viu, vai poder em breve ficar a saber quais foram e conhecer a minha opinião acerca deles aqui no blog! 

Durante o mês de Agosto vários posts ficaram em rascunho. Neste mês de Setembro regressam ao blog os posts com regularidade semanal!

Já visitaram Armação de Pêra? Quais são os vossos lugares favoritos no Algarve? 

Related Posts

12 Comments

  1. Conseguiste trazer imagens bem bonitas e sem gente, o que deve ter sido difícil nessa altura não? :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Inês! :)

      É certo que Armação por esta altura tem imensa gente, mas há ruas menos movimentadas em que isso não foi difícil, e por vezes bastou esperar uns segundos para que alguém atravessasse a rua e não ficasse na fotografia. Tive maior dificuldade nisso à beira-mar, a água estava sempre com amontoados de gente, e aí sim, cheguei a andar uns bons metros para conseguir enquadramentos sem ninguém.

      Delete
  2. Conheço bem Armação, sendo eu algarvia e exploradora por natureza e acho que conseguiste captar bem o sítio.
    Fujo do algarve a sete pés em Agosto pelas multidões mas fizeste mto bem em deixar tudo para ganhar energias =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Como te percebo, Marta!
      Eu também tendo a fugir de multidões, e para umas férias mais prolongadas provavelmente não iria ao Algarve, mas durante uma semana soube bem mudar de ares! :)

      Delete
  3. Que fotos maravilhosas! ;) Quero férias outra vez!
    xo, Ana Rita Leite
    WHITE DAISY

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh, não queremos todos?! ;p
      Obrigada, Ana Rita!❤

      Delete
  4. Ahhhhh até que enfim Sofia! Já tinha saudades das tuas maravilhosas fotos e descrições detalhadas �� Só estive uma vez em Armação mas adorei, mesmo pelo facto de não ter quase ninguém! Confusão é algo do qual tento sempre fugir quer no dia a dia quer nas férias, mas eu, ao contrario de ti adoro passar horas e horas na praia a apanhar banhos de sol (como se precisasse ahaha). Pena não ter visto essa gelataria porque parece só o estabelecimento mais fofinho à face da Terra! Já foste às caves no Carvoeiro? Em Benagil? Lindíssimo! Fica a sugestão eheh um beijinho ❤

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já lá fui numa altura, no início de Maio, e vi bem a diferença... nada a ver! Como te percebo! Cheguei a pensar para mim mesma "Ai, mais que uma semana disto se calhar não dava para mim" Haha! Muito movimento para férias!

      É sim, a Pai Pinquim é amorosa! :) Nunca fui a essas, a nenhumas! Da próxima vez que for ao Algarve vai ser um must-see!

      Beijinho, Cláudia! ❤

      Delete
  5. Adorei as fotografias! Nunca fui ao Algarve mas adorava ir à Praia de Benagil!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tenho que investigar Benagil, já que falam tão bem desses lados, e eu nunca lá fui!

      Obrigada, Sandra! Beijinho

      Delete
  6. Desconheço completamente o Algarve mas adorei o pai pinguim desde a primeira vez que vi! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. É muito "eye catching" Não dá mesmo para passar despercebida! :)

      Delete