Adeus, Blogosfera?

Thursday, June 21, 2018


Olá! 
Esta publicação não foi planeada e chega-vos sete meses depois da minha ausência da blogosfera. É sem dúvida a publicação mais espontânea que já escrevi, e resultou de uma reflexão acerca das metas que tinha estabelecido no início deste ano, quer para a minha vida pessoal, quer profissional. 

Quando traçamos objectivos devemos definir um plano de acção para concretizá-los, bem como ocasionalmente fazer um ponto de situação para perceber se estamos no bom caminho para alcançar o que pretendemos. Foi neste ponto de situação, a meio do ano, que eu dei por mim a rever as minhas prioridades, e comecei a considerar a hipótese de não dar continuidade a este blog. Ponderei bem os prós e contras, e vi-me num dilema. 

Porque estive tanto tempo sem publicar? Por falta de motivação ou de ideias para criar conteúdo não foi, asseguro-vos. Posso dizer-vos até que na minha To-Do-list havia uma linha que dizia "Planear Monochromatic Wave 2.0". A minha intenção era de, logo que tivesse tempo, planear o regresso ao blog fazendo uma actualização por aqui na estrutura, criar conteúdo para ter alguns posts de avanço e começar a publicar regularmente de novo. Já tinha inclusive alguns posts específicos definidos, e até cheguei a fazer algumas alterações na estrutura, eliminando as categorias Tech e Blogging e adicionando uma nova - Simple Living, além de ter editado a secção About.

A verdade é que a ausência se deu porque me vi na necessidade de dedicar cada vez mais tempo ao meu negócio de fotografia. Quem tem um negócio próprio sabe como geri-lo consome muito mais tempo do que geralmente ocupa um emprego com horário fixo. As tarefas administrativas, a estratégia de marketing e comunicação, a gestão de redes sociais, fotografar e fazer a pós-produção, consomem-me demasiado tempo para me ser viável manter este blog com publicações regulares. Ainda mais se pretendo criar um blog no meu site profissional. Sim... isso é algo que quero fazer há mais de um ano! 

Manter dois blogs seria impossível, mas... e se eu adaptasse este blog direccionando-o para o conteúdo que quero publicar relacionado com o meu trabalho fotográfico? Seria boa ideia? Na realidade eu já fazia isso, em parte, publicando aqui sessões com bloggers. 

E eis que dizer Adeus a este blog já não seria necessariamente dizer-lhe adeus, mas antes afunilá-lo para o conteúdo que já vos trazia com cada vez maior frequência. Passaria naturalmente por uma actualização do endereço, do nome e do layout para ficar em conformidade com o meu branding enquanto fotógrafa, mas continuaria de alguma forma a subsistir. Entre as categorias iriamos ter Sessões Fotográficas (retrato individual, de casal, de família e crianças, e lookbook), publicações com fotografias de viagens, e talvez dicas de marketing digital e produtividade.

No entanto, gostava de continuar a criar conteúdo em temáticas como interiores, beauty e simple living, e podia continuar a fazê-lo exclusivamente no instagram, no feed e nas Stories. Com as Stories, há uma crescente partilha de conteúdo no instagram em moldes que nunca antes tínhamos visto. Permitem realmente contar uma história, partilhar fotografias e vídeos sendo criativos no layout/paginação e até personalizar o lettering de diversas formas, e parece-me que explorar mais isso é uma boa alternativa.


É isto que estou a pensar fazer. O meu site aguarda uma actualização do portfólio e de alguma informação, e quando isso estivesse pronto, debruçar-me-ia sobre esta mudança no blog, para o qual criaria depois uma hiperligação no menú do meu site. 

O que acham de tudo disto? Faria sentido para vocês continuar a acompanhar-me na blogosfera desta forma? 

Não quis tomar esta decisão de forma abrupta, apenas informando-vos da mudança e pronto. Preferi partilhar esta ideia convosco e gostava mesmo de saber o que pensam sobre isso. Afinal de contas comecei este blog há quatro anos, e durante este período cruzei-me por aqui com muitas pessoas interessantes, com que partilhei tanto e que tanto partilharam comigo, a quem ensinei alguma coisa e com quem aprendi muito! 


Related Posts

4 Comments

  1. Olá Sofia,

    Eu adoro ler o teu blogue, por isso, da minha parte continuarei a fazê-lo. A ideia de juntá-lo ao teu site, é sem dúvida uma boa ideia. Especialmente, porque convinhamos: quem tem tempo para ter dois blogues/sites com conteúdo?! haha
    Beijinho
    Porty's Diary | Facebook | Instagram
    | Bloglovin | Blogs Portugal | Twitter

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Bárbara!
      Obrigada pela visita e pelas palavras de incentivo! :)
      Um beijiho

      Delete
  2. Yaaay!!! Honestamente, faças o que fizeres estarei sempre por aqui! Segue o teu instinto :)
    Se te interessa mais, foca-te no profissional, não deve existir pressões para criar conteúdo no que toca aos assuntos mais pessoais. Qualidade sempre acima de quantidade! <3

    ReplyDelete